quarta-feira, 1 de maio de 2013

Resenha: A Faca Sutil

Neste segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo, Will tem apenas 12 anos e tudo começa quando, depois de matar um homem, ele parte para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai. Num passe de mágica, atravessa o ar e penetra num mundo onde conhece uma estranha garota, Lyra, que, como ele, também tem uma missão a cumprir. Em Cittàgazze, onde os dois se encontram, as ruas são habitadas por espectros letais, devoradores de almas e outras criaturas aterradoras que disputam com todas as forças um poderoso talismã, capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros universos - a faca sutil.

Título:A Faca Sutil
Escritora: Philip Pullman
Páginas: 357
Editora: Objetiva
Classificação: 






"Os olhos dela acompanhavam tudo gulosamente, observando enquanto ele puxava para o centro a parte já cozida e inclinava a frigideira para que a parte crua escorresse, preenchendo o espaço vazio. Observava Will, também: o rosto dele, as mãos ocupadas, os ombros nus e os pés descalços." - Pág. 31

Depois de tanto tempo eu finalmente terminei esse livro, e não sei porque não o fiz antes. É fantástico! A história evolui muito do primeiro para este, os personagens foram melhor desenvolvidos, as emoções foram mais expostas e ouve uma grande precisão na discrição dos detalhes.

Meu conceito cresceu muito nessa série com esse livro, pois o primeiro tinha me decepcionado, mas o segundo é muito bom, a história é cheia de mistério, aventura e novas descobertas. Mas como a história é bem louca, as vezes era difícil acompanhar tudo que estava acontecendo e eu tinha que ler várias vezes para entender, era a única coisa que atrapalhava. 

Mas começando com pontos negativos, apenas dois: a dificuldade de compreensão e a narração em terceira pessoa, aquele tipo que fica mudando o núcleo da história, mas essa é uma coisa que me incomoda em qualquer livro. E a dificuldade de compreensão é pelo fato de muita coisa acontecendo, muita coisa nova e louca ao mesmo tempo, mas apesar de retardar um pouco a leitura, não estraga nem um pouco a história.

Agora de positivo, os personagens, acho que foi uma das melhores coisas do livro. Gosto da Lyra desde o primeiro livro, mas nesse aqui ela melhorou mais ainda, uma personagem ótima e corajosa. E o novo protagonista, Will, adorei ele! Muito corajoso, esperto e envolvente, e adoro ele com a Lyra! Estou sentindo cheiro de romance 'hehe Fiquei muito triste quando um certo personagem morre(chorei 'rs e não vou contar quem é!) e a história apesar de confusa é muito boa, estou louca para começar o terceiro!

Enfim, recomendo muito esse livro e é claro essa trilogia, se ainda não leu, LEIA!

"Ela então apertou seu corpo orgulhoso e dolorido contra o rosto dele, o mais próximo que conseguiu, e os dois morreram." - Pág. 336

Geral: 5/5
Narrativa: 3/5
História: 5/5
Facilidade de Leitura: 4/5
Design: 5/5
Revisão: 5/5
Capa: 5/5

2 comentários:

Lorraine Lopes disse...

Esse é o primeiro blog em que vejo uma resenha de A Faca Sutil, que coisa linda :D
Eu amo essa trilogia, sem dúvida uma das minhas preferidas! Concordo com você sobre a dificuldade de entender algumas coisas, mas acho que se a narrativa não mudasse de núcleo, ia ser muito mais complicado ainda de entender. O último livro da série eu achei de tirar o fôlego do início ao fim e se não tivesse lido a história de várias perspectivas, eu teria ficado sem entender um milhão de coisas (não que ainda não tenha coisas incompreensíveis pra mim rs)
Bem, parabéns pela resenha!

Giovanna disse...

Desculpe a demora!! A muito obrigada!! Também gosto muito, mas ainda não consegui ler o primeiro, estou com receio D: Eu sou muito ruim para ler livros que mudam de núcleo, demora para me acostumar! Vou começar a ler o último essa semana e espero que seja maravilhoso!! Espero muito hein! Obrigada :3