quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Resenha: A Bússola de Ouro

Lyra Belacqua é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um "dimon", ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranqüila até ela e seu dimon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó". Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel, seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger, seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre.

Título: A Bússola de Ouro
Escritora: Philip Pullman
Páginas: 429
Editora: Objetiva LTDA 
Classificação:

"Depois da primeira cripta, eles encontraram um corredor cujas paredes eram cobertas de prateleiras de pedras. Cada prateleira era dividida em quadrados, e em cada quadrado descansava uma caveira." - Pág. 61

Quem me emprestou esse livro foi minha irmã, é a segunda série favorita dela. Eu vi o filme à quando lançou e não tinha gostado muito, tinha dormido e nem prestado atenção. Assisti de novo com a devida atenção e me apaixonei! Era para eu já ter lido os três(A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar), mas fiquei enrolando 2012 inteiro, só em dezembro peguei o primeiro e terminei no dia 31, meu último livro do ano.

Eu gostei bastante do livro, é muito fantástico, são tantas coisas para imaginar, tanta coisas loucas e diferentes, um livro mágico! Mas eu esperava demais dele, o filme me deu enormes expectativas, então fiquei um pouco decepcionada. Assim, eu adorei a história, mas achei os personagens meio... mal-desenvolvidos, sabe? Não, não eles em si, o relacionamente entre eles. No filme deixa claro e explícito que o urso Iorek(personagem favorito) ama a Lyra, no livro eu apenas fico sabendo porque está escrito, mas as ações não mostram nada disso. E acontece duas coisas no final que me deixaram extremamente brava e triste, uma delas desnecessária.

Então em resumo, eu gostei muito do livro, mas porque vi o filme antes, fiquei um pouco decepcionada. Estou um pouco desanimada para ler o segundo, mas mesmo assim vou ler, a curiosidade vence tudo!

"O corpo dele subitamente cambaleou sobre ela; e lá no alto, a maior maravilha. No momento que ele caiu morto, o domo celeste, cravejado de estrelas, profundo, foi perfurado como se por uma lança." - Pág. 423

Geral: 4/5
Narrativa: 4/5
História: 4/5
Facilidade de Leitura: 5/5
Design: 5/5
Revisão: 5/5
Capa: 5/5

Nenhum comentário: