quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Top 5: Livros de Distopia

Bom, eu já fiz um post sobre distopia aqui, e comentei que adoro livros desse tipo, já li 7, lendo o 8º agora! Então, decidi mostrar meus favoritos, mostrar minha paixão por esse assunto.
Definição de Distopia: Uma distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utópica ou promove a vivência em uma "utopia negativa". São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo bem como um opressivo controle da sociedade. Nelas, a sociedade tida como perfeita, utópica, mostra-se corruptível, e as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis.Com isso, a tecnologia, as inovações que aparentemente fariam dessas, sociedades perfeitas, acabam por tornar-se meios de controle, seja do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.

1º Trilogia Jogos Vorzes - Jogos Vorazes


 Escritora: Suzanne Collins Páginas: 397 Editora: Rocco
Eu adoro esse livro, ele é perfeito demais. Lembro que quando li terminei em 3 dias! Eu tinha me apaixonado na hora e virou um dos meus favoritos, o melhor dentro do assunto de Distopia.
E eu fico imaginando, de qual distrito eu faria parte? E eu tenho certeza que se alguém da minha família fosse sorteado, eu iria no lugar, porque mataria todos sem dó.
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!



 2º Estilhaça-me
Escritora: Tahereh Mafi Páginas: 304 Editora: Novo Conceito
Amo esse livro, só não pega o primeiro lugar porque não saiu as continuações e não sei como acaba!
Eu queria muito ler o livro, mas em um pedaço eu perdi o pique e parei de ler,depois voltei a ler e não parei mais! É um livro fantástico, cheio de descobertas, sentimentos doces, quentes e novos.
Tem quem ache que não é distopia, mas pra mim ta na cara. Recomendo, sempre.
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada.

3º A Hospedeira
 
Escritora: Stephenie Meyer Páginas: 560 Editora: Intrínseca
Adoro esse livro, e fico super triste que ela não tenha escrito uma continuação. Iria dar super certo!
Ele ta nessa posição por causa do final meio decepsionante, bonito mas me deixou curiosa, avida por uma continuação. E também porque do início até a metade é meio entediante.
Confesso que deixei esse livro de lado por mais de 1 mês, mas depois voltei e terminei em 2 dias acho.
Me apaixonei pelos personagens e pela distopia bem criativa, esse também tem quem não considere, mas eu acho. Se eu pudesse imploraria a Stephenie por uma continuação!
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.

4º Delírio
 
 Escritora: Lauren Oliver Páginas: 352 Editora: Intrínseca
Na verdade eu não terminei o livro ainda, falta poucas páginas. Mas eu estou amando demais, o livro é muito bonito, a história é fantástica, capaz de subir no top aqui, mas como não terminei.
Esse me livro me deixa muito inspirada, de verdade! 
O romance, a descoberta sobre o amor, um sentimento tão puro, tão lindo e tão mortal.
Recomendo e quando terminar faço a resenha pra vocês, já virou um dos favoritos!
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos.



5º Destino
 
Escritora: Ally Condie Páginas: 240 Editora: Suma das Letras
Esse livro é muito bom, eu adoro! Eu lembro que eu tinha muitas expectativas sobre o livro quando comprei, era o segundo mais desejado da minha lista! E quando consegui eu li com gosto, aproveitei cada página, e demorei um pouco para terminar até.
Ainda bem que eu li sem expectativas exageradas, eu tinha mas eram moderadas, e não me decepsionei.
Me arrependo de não ter comprado "Travessia" na Bienal, eu quero muito saber o que acontece!
Quem gosta de distopia, vai adorar! Até o descobrimento de uma letra é fascinante.
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Nenhum comentário: