sábado, 25 de agosto de 2012

Resenha: A Culpa é das Estrelas

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Classificação:





"Não contei que o diagnóstico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra." - Pag. 29

Hazel Grace, uma garota de 16 anos sobrevivente de câncer , mas que sabe que algum dia vai morrer. Parou de frequentar a escola com 13, mas conseguiu ser diploma no ensino médio e faz faculdade. 
Mas ela é muito fechada, lê sempre o mesmo livro e não consegue fazer amizades. Sua mãe a obriga a ir ao um Grupo de Apoio que ela detesta, mas em uma dessa reuniões ela conhece um garoto que iria mudar sua vida: Augustus Waters.
Augustus Waters foi para o Grupo uma vez para acompanhar seu melhor-amigo Isaac(que se torna amigo próximo de Hazel), ele também é sobrevivente de câncer, mas um mais leve, com 80% de chance de cura.
O preço tinha sido sua perna. Augustus é um garoto lindo, sensual, interessante e não para de encarar Hazel. Como ela poderia resistir? Aquele encontro foi decisivo na vida dos dois.

Eu amei esse livro, com certeza se tornou um dos meus favoritos!  Vai ser um daqueles livros que vou olhar com orgulho na minha estante, vou pegar, folhear e ler um pedaço.
Eu tenho orgulho de mim por ler esse livro, por causa que o assunto é câncer. Eu não ligo, uma história não vai deixar de ser boa porque o assunto é sério, mas todos ficavam me perguntando se não era muito forte para eu ler, mas eu não achei em nenhum momento.

Eu sou muito parecida com a Hazel no jeito de pensar e agir, e me apaixonei por Augustus, é o tipo de cara que eu com certeza teria amizade na vida real e me apaixonaria. Adorei os pais da Hazel, diferentes e preocupados, o pai dela principalmente! Isaac é divertido e você fica com pena dela, mas adora ela por causa da sua personalidade.

A narrativa do livro é muito boa, você consegue compreender tudo com facilidade e consegue imaginar tudo perfeitamente. Tudo que ele descreveu no livro e consegui imaginar sem problemas, principalmente os personagens, mas pode ser que role apenas comigo.
A história é fascinante, encantadora em todos os sentidos! Eu li o livro em um tapa! Comecei quarta e terminei ontem, mas ele é curto né? 
O final ficou muito lindo e surpreendente, eu tomei um susto de verdade no final, fiquei com ódio, tristeza, chorei, mas nenhum outro final teria sido tão perfeito.
O livro tem apenas algumas falhas de revisão, eu acho, porque tem vírgulas demais!
Como Markus Zusak(A Menina que Roubava Livros) bem disse: "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais".
Acho que todos deveriam ler, ele ensina a valorizar a vida de um jeito diferente e nos mostra a realidade. 

"Era quase como se ele estivesse ali no meu quarto comigo, mas de um jeito ainda melhor - como se eu não estivesse no meu quarto e ele, não no dele, mas, em vez disso,  estivéssemos juntos numa invisível e tênue terceira dimensão até onde só podiamos ir pelo telefone." - Pág. 71

Geral: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5
Facilidade de Leitura: 5/5
Design: 5/5
Revisão: 4/5
Capa: 5/5

Nenhum comentário: