quarta-feira, 27 de junho de 2012

Três livros sobre... Distopia

Starters
Bom, eu vi essa coluna no blog "Literalmente Falando" e com a permissão da blogueira Iris Figueiredo vou começar essa coluna aqui no meu blog também, o dia não vai ser definido, ok? Então, eu descobri o qe era Distopia faz pouco tempo e eu não sabia que já conhecia tantos livros sobre isso! Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica. E eu percebi que eu gosto muito de livros nesse estilo!
Vou falar sobre um livro que li e adorei, um que já li os dois primeiros e estou lendo o ultimo e amei e um livro que vai lançar e está criando muita ansiedade.

Bom, o primeiro livro da lista é o "Destino" da escritora Ally Condie, lançado pela editora Suma de Letras.

O livro com a história de Cassia, começando por um evento que ela esperou a vida toda: O banquete do Par. Depois do seu melhor-amigo ser designado como seu par, Cassia tem absoluta certeza de que tudo que a Sociedade decide é perfeito.
Mas quando foi colocar o cartão do par, o nome e a foto mudaram, apareceram de um outro garoto e depois voltou ao normal. Depois desse acidente ela começa a questionar as escolhas que da Sociedade e se seu par realmente é o Xander ou se é o misterioso Ky .

Ela acaba se aproximando de Ky e se apaixonando, mas descobre que ele tem um passado escuro e eles nunca poderiam ficar juntos.
Ela tenta sentir o mesmo por Xander, mas ele sempre seria seu melhor-amigo.
Ela começa a perceber falhas na Sociedade e querer fazer as suas próprias escolhas, mas a Sociedade não vai permitir isso. Então Cassia se vê em uma bola onde é controlada pela sociedade e começa a querer ser livre para fazer o que bem entender, comer o que bem entender e ficar com quem quiser.

Agora, vamos para o segundo livro da lista, Jogos Vorazes, de Suzenne Collins. Depois de uma revolta dos 13 distritos contra a Capital, ela decide criar os Jogos Vorazes para mostrar quem é que manda e lembrar sobre o obliteração do Distrito 13. Todo ano, haverá um sorteio em cada Distrito para mandar um menino e uma menina para os Jogos, onde terão que matar um ao outro até sobrar apenas um, o ganhador.

O livro gira em torno de Katniss Everdeen, filha de mãe viúva e irmã mais velha que mora no Distrito 12. Sendo o distrito mais pobre de todos, morrer de inanição é algo comum por lá. Katniss caça com seu melhor-amigo Gale para sustentar a familia, os dois adorarim fugir do Distrito, mas como fazer isso? Eles tem medo de ser sorteados para os Jogos, mas se arriscam para ganhar comida.
A irmã de Katniss é sorteada, mas Katniss não vai deixar ela ir, então se oferece em seu lugar e vai aos Jogos com o menino que salvou sua vida uma vez, Peeta Mellark. Será que Katniss vai sobreviver aos Jogos? O clima entre ela e Peeta vai esquentar?

Starters
O terceiro livro da lista é o Starters, de Lissa Price. Eu estou louca para receber esse livro, parece ser muito legal!

Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

O que os três livros tem em comum? Todos falam sobre Distopia e sobre como a Sociedade pode ser controladora e o desejo natural do Ser Humano de ser livro. Acho muito interessante esse assunto pois algum pode realmente vir acontecer.

São dois livros famosos e um que provavelmente vai arrasar corações. Em "Destino", a Sociedade decide tudo, o que você come, com quem você se casa, onde mora, seu trabalho e até quando você morre.
Mas para não para o mau deles, quer apenas que tenham uma vida perfeita, sem nenhum erro. Mas alguns segredos de como conseguiram ser o que é hoje, podem ser bem sujos. Eu adoro o livro e quero muito ler a continuação que lançou "Travessia". Quando li eu fiquei pensando, como seria a vida sem poder escolher?

Todos conhecem Jogos Vorazes, que virou sucesso mundial e agora filme. Eu já li o "Em Chamas" e estou lendo "Esperança" nesse momento, para finalizar a trilogia, com muito pesar no coração. Eu estava meio desconfiada quando fui ler, mas acabou se tornando um dos meu favoritos! Eu espero que os Distritos consigam sua liberdade e acabar com os Jogos Vorazes que, apesar de eu gostar, são horríveis. Vou ler e faço a resenha aqui ok?

E o ultimo é "Starters" e bom, eu não sei o que esperar do livro porque ainda vai lançar aqui no Brasil, mas me parece ser muito legal e eu me empolguei muito com a sinopse, tenho grandes expectativas!

Onde me inspirei: Literalmente Falando

Nenhum comentário: